Arte Urbana

Arte Urbana consiste numa expressão para designar diferentes tipos de manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos.

Na generalidade, a arte urbana possui diversas bases de criação sendo o desenho, as sombras, os brilhos, o desenho em 3D, a criação de projetos e maquetes, e a utilização de materiais reciclados e inovadores, parte integrante do programa de capacitação proposto pela Academia IluminArte.

Para além do estímulo e valorização criativa, esta modalidade propicia o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, da linguagem e conteúdos matemáticos, coordenação visuomotora, motricidade fina, capacidade de concentração e perceção, assim como da inteligência prática.

Representa ainda um importante contributo para o aumento da autoestima, sentimento de pertença e um excelente método de sublimação de emoções e do exercício da sensibilidade estética.

Um dos objetivos fulcrais no ensino da arte urbana passa também por sensibilizar, alertar e informar os jovens acerca da abismal diferença entre arte urbana e vandalismo.

Por fim, os jovens deverão estar aptos a aplicar os seus conhecimentos num projeto final, de forma individual ou em grupo.